Português - Várias dúvidas

davidazevedo

New Member
Joined
Apr 10, 2011
Messages
18
Olá a todos.

Abri uma thread na secção inglesa (http://www.mrexcel.com/forum/<wbr>showthread.php?t=542535) mas tenho problemas com a tradução da fórmula em português. Por isso decidi abrir uma nova thread em português, para novas dúvidas.

Quero copiar o texto duma célula a outra. Por exemplo:

Em A1 escrevo: "O céu é azul (todos os dias)."
em A2 vou escrever: "=a1" e a resposta vai ser "O céu é azul (todos os dias)."

Há forma de ir buscar só o texto que está fora de parêntesis, e filtrar o "(todos os dias)"?


Outra dúvida: é possível que se o texto for demasiado e para evitar que ao imprimir o texto saia das margens laterais, ele seja partido em dois? Por ex:
O céu é azul
(todos os dias)


É possível concatenar texto e depois seleccionar parte do texto para que apareça em negrito?
 

Excel Facts

How to show all formulas in Excel?
Press Ctrl+` to show all formulas. Press it again to toggle back to numbers. The grave accent is often under the tilde on US keyboards.
À medida que uso o excel surgem mais dúvidas:

- Tenho várias colunas com dados e para facilitar oculto algumas delas, mas é chato andar sempre a ocultar e desocultar. Há alguma opção que clicando num botão o faça automaticamente em determinadas colunas?

- Numa folha de cálculo que uso para fazer orçamentos obtenho uma lista dos artigos que o orçamento inclui e é apresentado da seguinte forma:

Maçãs
Bananas
FALSO
Laranjas


Onde está o falso seria "Pêssegos" mas como o orçamento não inclui devolve FALSO. É possível que nessa lista me salte o que é falso? É que são dezenas de artigos e é chato apagar manualmente todos os FALSO.


- Nesta mesma folha às fazes faço um orçamento com meia maça, meia banana, etc... Não quero criar um meio artigo para cada um e inseri uma fórmula que faz um desconto. É possível que ao copiar o texto "maçã" ele escreva "1/2 maçã"?


Obrigado por lerem.
 
Upvote 0
Oi David,

A1 = O céu é azul (todos os dias)

Ponha em A2
=ESQUERDA(A1;LOCALIZAR("(";A1)-2)
e você terá
O céu é azul

Para quebrar o texto automaticamente
Clique com o botão direito na célula
Formatar células...
Alinhamento
e marque a caixinha com a opção
Quebrar texto automaticamente

Espero que ajude

M.
 
Upvote 0
À medida que uso o excel surgem mais dúvidas:

- Tenho várias colunas com dados e para facilitar oculto algumas delas, mas é chato andar sempre a ocultar e desocultar. Há alguma opção que clicando num botão o faça automaticamente em determinadas colunas?

- Numa folha de cálculo que uso para fazer orçamentos obtenho uma lista dos artigos que o orçamento inclui e é apresentado da seguinte forma:

Maçãs
Bananas
FALSO
Laranjas

Onde está o falso seria "Pêssegos" mas como o orçamento não inclui devolve FALSO. É possível que nessa lista me salte o que é falso? É que são dezenas de artigos e é chato apagar manualmente todos os FALSO.


- Nesta mesma folha às fazes faço um orçamento com meia maça, meia banana, etc... Não quero criar um meio artigo para cada um e inseri uma fórmula que faz um desconto. É possível que ao copiar o texto "maçã" ele escreva "1/2 maçã"?


Obrigado por lerem.

Para ocultar/exibir automaticamente com um botão só com uma macro.

Como é obtida esta lista que tem FALSO no meio? Uma fórmula, qual?

Não entendi bem a última parte. 1/2 maçã, fórmula, copiar o texto...?

M.
 
Upvote 0
Problema 1-não entendi o que vc quer fazer!!!
Problema2-o problema do falso tem a programação a baixo:
Sub falso()
Dim i As Integer
Dim n As Integer
Dim z As Integer
n = CInt("Até que linha vc quer realizar o programa?")
k = CInt("Em quantas colunas vc quer realizar o programa?")
For z = 1 To k
For i = 1 To n
'obs.vc tem que por o nome da planilia que vc esta utilizando!!!
If Worksheet("Plan1").cell(i, z) = "FALSO" Then
Cells(i, z) = "Pêssego"
i = 1
End If
Next i
Next k
End Sub

ou vc pode simplesmente ir na barra inicio, localizar e selecionar, e finalmente substituir!!!!é facil!!!!!

Problema 3-
imagine que na cell(1,1) esta escrito maça, dai é só digitar

cells(1,1)=Chr$(49)&Chr$(47)&Chr$(50)&cells(1,1)

qualquer problema da um toque!!!!abrs!!
 
Upvote 0
Para ocultar/exibir automaticamente com um botão só com uma macro.
Pois, acho que vai ser demasiado difícil.


Como é obtida esta lista que tem FALSO no meio? Uma fórmula, qual?
Não, é através de checkboxes. Vou clicando nos artigos que estão incluídos no orçamento.


Não entendi bem a última parte. 1/2 maçã, fórmula, copiar o texto...?

Subi o ficheiro, creio que é mais fácil de explicar assim. Depois de fazer o orçamento quero envia-lo ao cliente e a partir da linha 27 está uma lista com os artigos incluidos. É simplesmente uma cópia do que está acima, mas onde não está incluído o texto devolvido é "FALSO". O que eu quero é não ter de apagar manualmente a palavra "FALSO" várias vezes.
EDIT: Esqueci explicar isso da meia maçã. Eu gostava que ao copiar "maçã" e no caso de ser apenas meia maça no orçamento ele escrever "1/2 maça" ou "meia dose de maçã".

Aqui está o ficheiro: http://tinyurl.com/3b6gcv3

 
Last edited:
Upvote 0
mas tenho problemas com a tradução da fórmula em português.

Oi davidazevedo, como vai você?


Só para compartilhar um pequeno truque que descobri enquanto trabalhava com Excel, por se em algum momento precisam a tradução do nome
de uma função do Inglês ao Portufués ou vice-versa. O exemplo original de abaixo o pus anteriormente aqui faz uns anos.

#########################################################################################################################
Devido eu uso a versão 2007 do Office-espanhol, às vezes olhando para resolver alguns problemas que eu encontrei na as fórmulas de internet
relacionados com o que eu procurava, mas em Inglês. A única coisa é que às vezes eu não sei qual seria a função correta para usar na versão
em espanhol do Excel, de modo que eu fiz antes de traduzir é escrever um código VBA pequena com a função a ser executada em qualquer
célula, então eu executar o código e quando eu voltar para a folha de Excel que eu possa ver o resultado da função.

escrito em VBA, mas com o nome em espanhol.

No VBA modo F2 -> Aplicativo -> Worksheet.Function -> Função queria

Um pequeno exemplo abaixo:


Código em Inglês
Code:
[COLOR=navy]Sub[/COLOR] Translate_Functions()
 
    Range("A1").Formula = "=RAND()"
    Range("A2").Formula = "=SUM(1, 2)"
 
[COLOR=navy]End Sub[/COLOR]
Resultado na folha (agora em espanhol)

Na A1-->fx=ALEATORIO()
Na A2-->fx=SUMA(1,2)
#########################################################################################################################

Espero que seja de ajuda.

Saudações cordiais
 
Upvote 0
É simplesmente uma cópia do que está acima, mas onde não está incluído o texto devolvido é "FALSO".
O que eu quero é não ter de apagar manualmente a palavra "FALSO" várias vezes.
David,

Não se se entendi bem o de querer apagar manualmente o resultado de "FALSO". Se simplesmente quer que a célula
se veja vazia quando o resultado da função é "FALSO" pode modificar as funções que começam na linha 27 asi.

Em lugar de:

Code:
=SE(E7,D7)
Mudar a:
Code:
=SE(E7,D7,[B][COLOR=Red]""[/COLOR][/B])
Espero que ajude.

Saudações.
 
Upvote 0
Muito obrigado, César. Funciona perfeitamente. O ideal era que me eliminasse as linhas vazias mas assim já ajuda muito.

Quanto à tradução: o verdadeiro problema é pedir ajuda em inglês quando utilizamos o excel noutro idioma. De qualquer maneira é bom saber, para quando começar a trabalhar com o VBA porque até agora estou a zero.
 
Upvote 0
Muito obrigado, César. Funciona perfeitamente. O ideal era que me eliminasse as linhas vazias mas assim já ajuda muito.
Oi David,

Muito bom que funciona essa opção para você!!!


Para que elimine a células ou linhas vazias deveria usar-se código VBA. Ao menos prometo trabalhar em algo que possa ajudar-lhe em isso, se o consigo regresso aqui para mostrá-lo e ver se funciona para você:biggrin:.
Quanto à tradução: o verdadeiro problema é pedir ajuda em inglês quando utilizamos o excel noutro idioma. De qualquer maneira é bom saber, para quando começar a trabalhar com o VBA porque até agora estou a zero.
Com respeito ao de traduzir as funções, com o exemplo que eu expus, podemos fazer uma tabela de todas as funções de excel desde Visual Basic e ver o resultado na folha para saber sua equivalência em Português. Eu pus exemplo para 2 funções, mas ao provar todas as funções que há na opção Worksheet.Function, e ver seu resultado na Folha, você obteria algo como a tabela do seguinte enlace-->excel-function-name-translation, ou diretamente para português, aqui Tradução de funções entre Português-Inglês

Você pode começar a provar, como faço no exemplo, só seleciona a funcion e deve ler um pouquinho para saber como usar os argumentos dentro dela. Pouco a pouco irá familiarizandose e se lhe fará mais fácil experimentar. Enquanto chega a esse ponto, você já terá para esquecer-se do problema de tradução de funções entre seu idioma e Inglês porque já tendra esta útil tabela de tradução de funções mostrada nos enlaces do parágrafo de acima.


Saudações
 
Upvote 0

Forum statistics

Threads
1,216,194
Messages
6,129,452
Members
449,509
Latest member
ajbooisen

We've detected that you are using an adblocker.

We have a great community of people providing Excel help here, but the hosting costs are enormous. You can help keep this site running by allowing ads on MrExcel.com.
Allow Ads at MrExcel

Which adblocker are you using?

Disable AdBlock

Follow these easy steps to disable AdBlock

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the "Pause on this site" option.
Go back

Disable AdBlock Plus

Follow these easy steps to disable AdBlock Plus

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the toggle to disable it for "mrexcel.com".
Go back

Disable uBlock Origin

Follow these easy steps to disable uBlock Origin

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the "Power" button.
3)Click on the "Refresh" button.
Go back

Disable uBlock

Follow these easy steps to disable uBlock

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the "Power" button.
3)Click on the "Refresh" button.
Go back
Back
Top