Português - Várias dúvidas

davidazevedo

New Member
Joined
Apr 10, 2011
Messages
18
Olá a todos.

Abri uma thread na secção inglesa (http://www.mrexcel.com/forum/<wbr>showthread.php?t=542535) mas tenho problemas com a tradução da fórmula em português. Por isso decidi abrir uma nova thread em português, para novas dúvidas.

Quero copiar o texto duma célula a outra. Por exemplo:

Em A1 escrevo: "O céu é azul (todos os dias)."
em A2 vou escrever: "=a1" e a resposta vai ser "O céu é azul (todos os dias)."

Há forma de ir buscar só o texto que está fora de parêntesis, e filtrar o "(todos os dias)"?


Outra dúvida: é possível que se o texto for demasiado e para evitar que ao imprimir o texto saia das margens laterais, ele seja partido em dois? Por ex:
O céu é azul
(todos os dias)


É possível concatenar texto e depois seleccionar parte do texto para que apareça em negrito?
 
César,

Para traduzir do nglês para a sua língua, e vice-versa, tenho essas duas macros no meu Personal Workbook - os nomes são auto-explicativos

Code:
Public Sub ENGtoYOURLANGUAGE()
    ActiveCell.Offset(1, 0) = ActiveCell.Formula
End Sub
 
Public Sub YOURLANGUAGEtoENG()
    ActiveCell.Offset(1, 0) = "'" & ActiveCell.Formula
End Sub

Como usá-las?
1)No caso inglês para sua língua:
Copie a fórmula em inglês e cole numa célula vazia, colocando um apóstrofo ' na frente para não dar erro.

Basta chamar a a primeira macro que na célula imediatamente abaixo a fórmula aparecerá na sua língua.

2) No caso sua língua para o inglês
Use a segunda macro e na célula imediatamente abaixo aparecerá a fórmula em inglês precedida de um apóstrofo.

Expermente e veja.

Abraços,

M.
 
Upvote 0

Excel Facts

Save Often
If you start asking yourself if now is a good time to save your Excel workbook, the answer is Yes
Oi Marcelo,

Muito bom o truque, graças por compartilo. Provei-o e é muito, muito melhor do que a maneira que conhecia.
Me servirá bastante:ROFLMAO:.

Muito obrigado:).

Oi David,

Regressei com um codígo para que possa mostar os produtos selecionados apartir de linha 27. Só deve dar "click" sobre o boton
"Listar Pedidos" que pus e pronto.

Nota: Tinha vários checkbox com nomes repetidos dentro de sua tabela que para referência a diferentes celulas ao mesmo tempo
e quando você os selecionava eram Verdadeiros e Falsos ao mesmo tempo, eliminei-os e já não há repetidos.

Aqui el libro
Presupuestador de Menús de Grupo_Con-Macro.xls

Espero que ajude.

Saudações.
 
Upvote 0
Olá César. Obrigado pela ajuda.

Quando clico em "Listar pedidos" aparece-me uma janela do Visual Basic a dizer:

"run-time error '438':
Object doesn't support this property or method"

e as opções "End" ou "Debug". Se clico em "End" a lista salta da coluna C para a coluna e são listados os artigos. Vi alguns problemas:

- Se ponho merluza aparece duas ou três vezes na lista,
- Não aparecem por ordem (primeiro entradas, depois a parte dos peixes, primeira de peixes, carne, sobremesa y bebidas.
- Se ponho "media ración" debaixo da coluna de carnes quero que apareça "media ración de Carne Asada Al Estilo Tradicional", por exemplo.

EDIT:

Nota: Tinha vários checkbox com nomes repetidos dentro de sua tabela que para referência a diferentes celulas ao mesmo tempo
e quando você os selecionava eram Verdadeiros e Falsos ao mesmo tempo, eliminei-os e já não há repetidos.
Não sabia que tinha checkboxes repetidos. Isso é grave porque uso este ficheiro para fazer orçamentos há mais de um ano! hehehe


Em relação ao tema de contar os nomes de pessoas em cada mesa (http://www.mrexcel.com/forum/showthread.php?p=2685575#post2685575) será que me podiam traduzir esta fórmula:

=SOMA(SE(A1:A7<>"";1+(NÚM.CARACT(A1:A7)-SE(É.NÚM(PROCURAR(" y ";A1:A7));NÚM.CARACT(SUBST(A1:A7;" y ";"@@"));NÚM.CARACT(A1:A7)))+NÚM.CARACT(A1:A7)-NÚM.CARACT(SUBST(A1:A7;",";""))))
para que adicione tanto com a palavra "y" como com a palavra "e"?
 
Upvote 0
Quando clico em "Listar pedidos" aparece-me uma janela do Visual Basic a dizer:

"run-time error '438':
Object doesn't support this property or method"

e as opções "End" ou "Debug". Se clico em "End" a lista salta da coluna C para a coluna e são listados os artigos.
Que versão de MS excel esta você usando?
Vi alguns problemas:

- Se ponho merluza aparece duas ou três vezes na lista, #Isto se deve a casinhas repetidas e vinculadas a mas de uma celula ao mesmo tempo.
- Não aparecem por ordem (primeiro entradas, depois a parte dos peixes, primeira de peixes, carne, sobremesa y bebidas. # Escrevi uma parte de código na macro para imprimir em ordem os produtos da seguinte forma. Se os checkboxes estan em coluna $C são "Entrantes", se estan em $I são "Pescados", se estão em $O são "Carnes" e se estão em $U são "Postres"
- Se ponho "media ración" debaixo da coluna de carnes quero que apareça "media ración de Carne Asada Al Estilo Tradicional", por exemplo. #Esta parte se poderia adaptar, mas primeiro teria que ver que o código original funcione para você.
Não sabia que tinha checkboxes repetidos. Isso é grave porque uso este ficheiro para fazer orçamentos há mais de um ano! hehehe
Isto o detectei quando corri um pequeno codigo para saber quantos checkboxes tinham, seus nomes e em que célula estavam ubidados, e ao ver a impressão, apareceram vários nomes repetidos, por exemplo:

Check Box 23 $C$7
Check Box 1 $C$8

Check Box 33 $I$11
Check Box 34 $I$11
Check Box 36 $I$11
Check Box 37 $I$12
Check Box 52 $I$12

Você pode ver todos os CheckBoxes ordenados por nome e posição e poderá detectar os checkboxes repetidos e suas posições no arquivo adjunto que ponho aqui Presupuestador_de_Menus_de_Grupo_Listado_CheckBoxes.xls. Pode-o comprovar se toma qualquer das listagens como repetidos e trata de movê-lo, quando o mova da posição onde se encontra, verá que fica 1 ou 2 CheckBoxes embaixo.

Para Listar esses 2 quadros de CheckBoxes ubiquese na folha "Presupuestador" e pode usar as 2 macros do Módulo2. "ListarPedidos" e "Ordenar".

Em relação ao tema de contar os nomes de pessoas em cada mesa (http://www.mrexcel.com/forum/showthread.php?p=2685575#post2685575) será que me podiam traduzir esta fórmula:

para que adicione tanto com a palavra "y" como com a palavra "e"?
A tradução seria como abaixo:
Para referência futura você pode usar a seguinte tabela de tradução de funções tabela de tradução

Code:
=SUM(IF(A1:A7<>"";1+(LEN(A1:A7)-IF(ISNUMBER(IFARCH(" y ";A1:A7));LEN(SUBSTITUTE(A1:A7;" y ";"@@"));LEN(A1:A7)))+LEN(A1:A7)-LEN(SUBSTITUTE(A1:A7;",";""))))
Espero que ajude.

Saudações.
 
Upvote 0
Tenho o excel 2003 SP3.

Quanto a checkboxes repetidas não consegui encontrar nenhuma. Revisei as checkboxes todas e cada uma dela apenas aponta a uma célula, não percebo como é que há células que são apontadas por duas checkboxes. Eu conto 44 checkboxes (ou seja, 42 artigos mais 2 de media ración) mas na lista que me passaste há 56. Não consigo perceber porquê.

Foi erro meu. Não me expliquei bem. O que eu queria era a fórmula em português tal como estava mas adicionando a palavra "e" à fórmula para que o considere da mesma forma que o "y".

Muito obrigado pela tua ajuda.
 
Upvote 0
Tenho o excel 2003 SP3.

Quanto a checkboxes repetidas não consegui encontrar nenhuma. não percebo como é que há células que são apontadas por duas checkboxes. Eu conto 44 checkboxes (ou seja, 42 artigos mais 2 de media ración) mas na lista que me passaste há 56. Não consigo perceber porquê.

Oi David,

Para verificar que há Chekboxes repetidos (e montados um sobre outro) faça o seguinte:
1-) Veja a lista de CheckBoxes que lhe anexe no pós anterior.
2-) Selecione qualquer dos Checkboxes sombreados em vermelho ou laranja, ou seja os repetidos por exemplo "Check Box 33" localizada em celula I11.
3-) Coloque cursor sobre Checkbox de I11, espere que apareça a pequena mão
branca.
4-) Faça click direito e verá que aparece menu contextual e quadrinho de checkbox.
5-) De click em qualquer posição fora do menu contextual e verá que o quadrinho branco de checkbox fica visível.
6-) Localize-se sobre quadrinho branco e lhe apacerá uma cruz negra embaixo do cursor que indica que pode mover o quadrinho do checkbox se deseja.
7-) Mantendo pressionado o botão do mouse mova o quadrinho do Checkbox (Check Box 33)a qualquer lado fora da posição original, por exemplo, à direita de "Merluza".

Depois de mover o checkbox verá que fica outro checkbox embaixo e se tenta mover este tambien, há outro embaixo ainda porque alguns estan repetidos até 3 vezes.

Poderá observar que cada checkbox repetido está vinculado a diferente célula e isso provoca erros nos resultados.

Com o fim de limpar de CheckBoxes repetidos, siga o mesmo procedimento mencionado acima com os checkboxes que aparecem repetidos na lista que lhe enviei e assegure-se que fiquem só checkboxes necessários e vinculados à célula correta. No caso do checkbox 33 que esta localizado em I11, deve estar vinculado a K11 ou $K11$.

Asi terá sua tabela de produtos sem checkboxes repetidos e o resto de cálculos aparecerão corretos.

Enquanto sigo por aqui tratando de identificar porquê não funciona a macro corretamente pára você.
=davidazevedo said:
Foi erro meu. Não me expliquei bem. O que eu queria era a fórmula em português tal como estava mas adicionando a palavra "e" à fórmula para que o considere da mesma forma que o "y".

Não estou seguro de que forma precisa agregar "e" à forma sem saber exatamente o que soma a fórmula e os dados para provar, mas seguindo a analogia de como está usada para "y" poderia sera algo como o de abaixo. (não verificada)


*em
vermelho o que agreguei
Code:
=SOMA(SE(A1:A7<>"";1+(NÚM.CARACT(A1:A7)-SE(É.NÚM(PROCURAR(" y ";A1:A7)[B][COLOR=Red]-SE(É.NÚM(PROCURAR(" e ";A1:A7)[/COLOR][/B]);NÚM.CARACT(SUBST(A1:A7;" y ";"@@"));[COLOR=Red][B]NÚM.CARACT(SUBST(A1:A7;" e ";"@@"))[/B][/COLOR];NÚM.CARACT(A1:A7)))+NÚM.CARACT(A1:A7)-NÚM.CARACT(SUBST(A1:A7;",";""))))
Espero seja de ajuda para você.

Saudações cordiais
trans.gif
 
Upvote 0
Olá. Apenas experimentei a nova fórmula porque tenho de ir trabalhar e não tenho tempo mas não funcionou e diz que foram introduzidos um número excessivo de argumentos.
 
Upvote 0
Oi David, so para a primeira parte en vermelho, agregue antes del signo "-":
Code:
;1+NúM.CARACT(A1:A:7)
Saudacoes
 
Upvote 0
Oi David,

Em meu pós anterior não tinha acesso a Excel, escrevi desde um telefone móvel.

Esta vez se tive tempo de provar e se a opção de procurar "e", você a deseja anidada dentro da primeira função "SE()",
então se deve modificar a parte negativa do "SE()" como segue (Agreguei o que está em vermelho
):
Code:
=SOMA(SE(A1:A7<>"";1+(NÚM.CARACT(A1:A7)-SE(ÉNÚM(PROCURAR(" y ";A1:A7));NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(A1:A7;" y ";"@@"))[B][COLOR=Red];SE(ÉNÚM(PROCURAR(" e ";A1:A7));NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(A1:A7;" e ";"@@"))[/COLOR][/B];NÚM.CARACT(A1:A7))))+NÚM.CARACT(A1:A7)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(A1:A7;";";""))))
Espero lhe funcione esta vez,

Saudações
 
Upvote 0
Olá César. Obrigado pela tua ajuda.

Essa fórmula não funcionava porque tinha alguns erros. Onde devia estar SUBST estava SUBSTITUIR, onde devia estar É.NÚM estava ÉNÚM. Já a corrigi e está a funcionar.

Ah, também estava um sinal trocado mesmo no final da fórmula: estava A1:A9;";";"")))) em vez de (A1:A9;",";"")))))

Esta é a fórmula correcta para contar nomes nas mesas:
=SOMA(SE(A1:A9<>"";1+(NÚM.CARACT(A1:A9)-SE(É.NÚM(PROCURAR(" y ";A1:A9));NÚM.CARACT(SUBST(A1:A9;" y ";"@@"));SE(É.NÚM(PROCURAR(" e ";A1:A9));NÚM.CARACT(SUBST(A1:A9;" e ";"@@"));NÚM.CARACT(A1:A9))))+NÚM.CARACT(A1:A9)-NÚM.CARACT(SUBST(A1:A9;",";""))))
 
Upvote 0

Forum statistics

Threads
1,216,213
Messages
6,129,552
Members
449,516
Latest member
lukaderanged

We've detected that you are using an adblocker.

We have a great community of people providing Excel help here, but the hosting costs are enormous. You can help keep this site running by allowing ads on MrExcel.com.
Allow Ads at MrExcel

Which adblocker are you using?

Disable AdBlock

Follow these easy steps to disable AdBlock

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the "Pause on this site" option.
Go back

Disable AdBlock Plus

Follow these easy steps to disable AdBlock Plus

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the toggle to disable it for "mrexcel.com".
Go back

Disable uBlock Origin

Follow these easy steps to disable uBlock Origin

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the "Power" button.
3)Click on the "Refresh" button.
Go back

Disable uBlock

Follow these easy steps to disable uBlock

1)Click on the icon in the browser’s toolbar.
2)Click on the "Power" button.
3)Click on the "Refresh" button.
Go back
Back
Top